Nossa História
ORIGEM, CONTEXTO E CRESCIMENTO DA IEADV EM VALENÇA BAHIA
Enquanto o evangelho era pregado almas eram salvas e a igreja crescia, assim como a igreja primitiva, na comunhão, na unção e no partir do pão, surgindo à necessidade de construir um templo próprio onde a igreja pudesse reunir-se para adorar o Senhor. Com a ajuda de Deus o irmão Miguel Covas e outros irmãos construí a primeira Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Valença-BA, a rua Desembargador Amâncio de Sousa, nº 43, Atrás do Estádio Antônio Sereia. O trabalho continuou crescendo e expandindo-se em todos os bairros e zona rural desse município.
Já na década de 60, assume o Ministério o saudoso Pastor Bernadinho Gomes da Silva e sua esposa Luzia Correia Santana Silva e seus filhos vindo da cidade de Mata de São João. No decorrer dos 10 anos que presidiu a obra do Senhor muitas foram às ações realizadas na vida ministerial da Igreja de Valença. Com auxílio do Diácono Jose Domingos e de sua esposa Maria Nina e demais irmãos como: José Menezes (in memoria) e sua esposa Antônia, Antônio Modestos e Máxima (in memorias) irmã Vitoriana (in memoria) irmão Ulisses, Irmã Nascimento (in memoria) irmão Lídio e Família, irmão Elioterio (Terinho), irmã Cecila França e irmão Adelino Geraldo (in memoria) entre outros a igreja alcançou novos irmãos para o reino de Cristo como a Irmã Luzia, mãe das irmãs Margarida Lemos e América Lemos.
Neste período a igreja sobressaia-se pelos eventos que realizava: como evangelizações de casa em casa, alcançando desde o bairro do Jambeiro até a região de Mapendipe zona rural de Valença; vale destacar que os meios de transporte utilizados nesta época para levar o evangelho era escasso e de difícil acesso, levando os irmãos a andarem muitas vezes a pé ou em lombo de cavalos e bois, mas não desanimavam pois o alvo era cristo e o cumprimento do IDE de Jesus. Outro meio de propagação do evangelho era as alvoradas que contava com a presença de todos os irmãos, além da banda de Amaralina da cidade de Salvador – BA, parceira do trabalho evangelista desta cidade.
O grupo Jovem formado pelas irmãs Bernaluzia. Terezinha, Tivinha, Carlinda e a Lea, também atuaram de forma a levar o evangelho a toda cidade, organizando diversos cultos, aonde Deus se fazia presente salvando e libertando muitas almas para Cristo. A igreja contava também com um coral regido pelo Tenente do Exército Jacó, de Feira de Santana, lotado na cidade de Valença-BA, fazia parte do Coral a Irmã Raquel, Irmã Tivinha, irmã Hilda Vasconcelos Irmão Antônio Modesto, irmão Joaquim Vasconcelos, irmã Leia, irmã Zize, irmã Bernaluzia entre outros. Ainda alegrava os cultos o irmão Demerval com a sua sofona, o irmão Joaquim com o seu violino e o Irmão Antônio Modesto com a sua Gaita.
Para concluir o legado do saudoso Pastor Bernardino foi sob a sua direção ministerial e presidência do pastor Rodrigo Silva Santana da Convenção que a Igreja de Valença tornou-se Campo independente a igreja de Gandu, passando a ser campo ministerial.
Em 1971 o Pastor Thomas Cursino e sua esposa Lourdes Cursino, tomou posse, assumindo a presidência do Campus de Valença-BA. Nos anos que pastoreou esta igreja contribuiu e muito para o crescimento da Igreja, o marco da sua gestão foi o avivamento espiritual, promovido pelo Espirito Santos. Com o auxílio de André Cursino e do irmão Everaldo componente da Banda de Amaralima se propôs a evangelizar a Ilhas circunvizinhas em especial a ilha de Boipeba. O pastor de pequena estatura, mas de muita bravura permaneceu nesta cidade por 9 anos. Em 1980, chega nesta Igreja o Pastor Antônio Valdelino Neres e família, vindo da cidade de Cruz das Almas movido pela sua fé inabalável, realizou de imediato uma campanha de oração com intuito de adquirir um terreno em uma das praças mais importantes da cidade, alcançando a benção em 90 dias. Com ajuda de muitos irmãos e até mesmo pessoas não evangélicas construiu um grande empreendimento o templo sede da Igreja Evangélica Assembleia de Deus, localizado a praça Barão do rio Branco nº 188. Em 28 de junho de 1992 foi inaugurado com uma grande festividade, data esta que celebra o aniversário da igreja sede. Dois fatos marcaram a inauguração do templo Sede: A realização da primeira reunião de obreiros nesta cidade e o cumprimento das profecias do Senhor com relação ao Pastor Antônio Valdelino Neres que afirmava que havia lhes entregado a chave da cidade em suas mãos e nesta data em confirmação Ele recebeu o título de cidadão Valenciano.
No decorrer de 18 anos Deus realizou grandes feitos através da sua vida, almas se converteram a Cristo, batismo com Espírito Santo, cura divina e muitas outras bençãos. Homem de fé realizou grandes eventos nesta cidade como os Congressos da Juventude, Cruzadas Evangelísticas, Seminários, Festas de Círculo de Orações, Evangelismo nas ilhas e em toda zona rural. Destacamos ainda o fato de muitos obreiros serem separados no decorrer do seu pastoreado, como é o caso do nosso pastor atual Joel Leal Pinto. O pastor Antônio Valdelino Neres foi um grande incentivador da Escola Bíblica Dominical, além de promover uma integração constante entre as diversas congregações da zona urbana e da zona rural. Após 18 anos de ministério o nosso amado pastor foi enviado para Ilhéus, retornando para esta cidade em 23 de janeiro de 2005, pastoreando até 14.09.2006, quando passou atuar como Pastor honorífico, sendo subsistido pelo pastor Joel Leal Pinto.
Em 17 de agosto de 1997 toma posse o Pr. Samuel Santana Couto, vindo da cidade de Salvador, o pastor contribui muito para o crescimento da obra, o mesmo emancipou três congregações: Cairu, Nilo-Peçanha e Taperoá. Inaugurou as congregações do Dendezeiro, Pedra da moça, Serra do Ábia, comprou o terreno do Mutá e Guaibim. Considerado por muitos como pastor dos adolescentes, desenvolveu um trabalho de excelência com essa faixa etária de irmãos. Em 30 de abril de 2000 toma posse o pastor Eliezer Rodrigues, o pastor Eliezer Rodrigues em sua gestão realizou muitos Batismos e encontro de casais, porém seu período aqui foi pouco cronologicamente falando, mas rico no sentido espiritual devido ao avivamento que trouxe para a Igreja, onde a mesma pode desfrutar novamente da graça, do poder e da comunhão, no reaviva- mento da chama pentecostal em nosso meio. Em 29 de julho de 2001, toma posse nesta igreja o Pastor Hugo Noival e família, pastor Hugo homem empreendedor cheio de fé, cauteloso e dinâmico. Suas realizações; Seminários de Obreiros, Mês da Família, Encontro de Casais, Jubileu de Ouro, Reforma de congregações, Compra de Terreno, Reforma do Templo sede. Promoveu uma organização econômica financeira da Igreja local.
Em 30 de setembro de 2006 toma posse o Pastor Joel Leal Pinto em sua gestão foram realizados, Seminário de Professores e coordenadores da EBD, Envio de professores da EBD para o congresso nacional da EBD, Batismo nas águas, Curso de Teologia para Obreiros, Envio de missionários para o campo, Reforma das congregações, Abertura de Congregações, reforma no templo principal (cadeiras, Ar condicionados e pinturas) Reforma do subsolo da sede (banheiros e salas da EBD), retomada dos congressos da Juventudes, celebração do centenário da Assembleia de Deus no Brasil entre muitas outras que não tem como destacar em tão pouco tempo. Com graça e fé o pastor Joel Leal continua a frente administração das da Assembleia de Deus empreendendo várias ações, convivendo com vários desafios, tanto espirituais, como ministeriais, eclesiásticos, administrativos na certeza que o Senhor o dono desta obra, sempre estará a frente no comando de todas as ações, pois a Ele pertence todas as coisas e Ele começou a boa obra e é apto para aperfeiçoá-la até o grandioso dia de sua maravilhosa vinda. Aleluia!
BREVE HISTÓRICO DE VALENÇA E SUA ATUALIDADE
Valença é a maior cidade da região chamada de “Costa do Dendê” e que vai de Cairu até a própria Valença. Cidade colonial da segunda metade do século XVIII. Valença detém um valioso patrimônio arquitetônico e cultural, presente nas suas calçadas de pedras irregulares, nos sobrados coloniais e nas ruínas da antiga fábrica de tecidos. Destaque para o prédio da Câmara de Vereadores, a antiga residência do Comendador Madureira e as igrejas Nossa Senhora do Amparo e Matriz do Sagrado Coração de Jesus, reduto de imagens sacras dos séculos XVIII e XIX. Historicamente, foi à primeira cidade brasileira a receber uma tecelagem movida a energia hidráulica (suas ruínas podem ser visitadas às margens do Rio Una). Economicamente importante para a região durante o passado, a cidade preserva construções dos séculos XVIII e XIX no seu centro. A maioria ainda abriga órgãos públicos e pode ser visitada por dentro.
A cidade é também um grande centro artesanal de construção naval. Para quem desejar desbravar a natureza da região por completo, pode-se alugar escunas para passeios pelo arquipélago até Morro de São Paulo e Boipeba. O vasto patrimônio natural inclui 15 quilômetros de praias, imponentes cachoeiras, belas ilhas, o grandioso Rio Una e um vasto manguezal. O turista também conta com o turismo ecológico: passeios de barco pelos rios e reservas de mata atlântica são imperdíveis, dada a beleza com que a natureza se apresenta aos olhos. O litoral de Valença é formado por apenas duas praias, a Ponta do Curral e Guaibim, sendo que a Praia de Guaibim é uma das mais procuradas de todo o litoral baiano. Além disso, Valença também é um do mais fácil acesso até o complexo turístico de Morro de São Paulo.
Independente da vizinhança, Valença cativa o visitante e oferece uma boa estrutura turística para o conforto de quem a visita. Contam que o nome Valença vem de ditos populares, pela qualidade de vida local, pelos aprazíveis pontos da natureza tão apreciados, pela segurança do local, ser a Valença de todos. Mas há quem afirme que o Conselheiro Baltazar da Silva Lisboa na intenção de homenagear o Ministro Marquês de Valença foi o responsável.
O povoado foi elevado à categoria de vila em 10 de junho de 1789, com o título de Nova Valença. Em 23 de janeiro de 1799 elevada a Vila de Nova Valença, do Santíssimo Coração de Jesus com território desmembrado de Cairu. Em 10 de novembro de 1849 foi elevada à categoria de cidade passando a ser chamada – Valença. Valença é uma das cidades mais antigas do Brasil, um dos maiores centros urbanos da Bahia o mais econômico e culturalmente desenvolvido da Costa do Dendê.